04/09/2014

Carta aberta à Coordenação do Salão do Livro de Guarulhos

Guarulhos, 03 de Setembro de 2014

À

Comissão de Programação e Coordenação do Salão do Livro de Guarulhos

Prezados(as),


Por puro respeito aos leitores guarulhenses, participaremos do 4º Salão do Livro de Guarulhos. Porém, queremos deixar registrada nossa insatisfação pelo descaso, pelo desrespeito pelo qual fomos tratados por essa Comissão e também pela LIBRE – Liga Brasileira de Editoras.

Cumprimos todos os prazos que nos foram dados para envio das informações solicitadas, no entanto, estamos agora há 8 dias do início das atividades no Salão e, até o momento que redigimos esta carta, não houve retorno de V. Sas. e nem também da LIBRE a um e-mail enviado no dia 28 de agosto de 2014, cobrando uma posição de nossa solicitação anterior. Os subsídios requeridos em nossos e-mails eram básicos, mas imprescindíveis para que pudéssemos organizar a estrutura interna do estande (tamanho, imobiliário, instalações, etc) e também para divulgação do evento. Porém, sequer tivemos retorno se as nossas apresentações/palestras estão aprovadas. E tendo como base que a maioria dos escritores palestrantes ainda não consta na Programação do Salão (http://educacao.guarulhos.sp.gov.br/salaodolivro/2014) e muito menos na aba “Escritores”, dá-se a entender que, de fato, não há qualquer confirmação de nossa participação no evento.

Entendemos que eventos culturais como o Salão do Livro deveriam servir não só para aproximar leitores de escritores, mas, sobretudo, para formar público, para intensificar a leitura. Deveriam servir ainda de meio para que estudantes, sejam de escolas públicas, particulares e mesmo universidades, conhecessem mais da vida literária expressiva da cidade, através de um trabalho conjunto entre escolas/universidades e escritores, por pelo menos uma a duas semanas. Não temos dúvida que muitos dos escritores guarulhenses fariam, com o maior prazer, visitas aos colégios. Mas, ao contrário de tudo isso, fomos relegados à completa desinformação, apesar de há vários meses tentarmos obter informações junto à Secretaria de Educação, o que é realmente lamentável!


Atenciosamente,

(Por ordem alfabética:)

Auriel Filho
Benedito Clementino da Silva
Bruno Leite Carvalho
Camila Queiroz Gutierres Martins
Castelo Hanssen
Diogo Leite Carvalho
Elmi Omar
Janaina Blanc
Janaina Rossi
Jane Rossi
Janethe Fontes
José Araujo
Luciane Vieira Z
Mora Alves

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Que triste isso! Só no Brasil mesmo para ter tamanha desorganização.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir

Quando a última árvore cair, derrubada; quando o último rio for envenenado; quando o último peixe for pescado, só então nos daremos conta de que dinheiro é coisa que não se come".

(Índios Amazônicos)

Twitter Facebook Google+ Email More