08/09/2014

Será mesmo que a mulher brasileira já conquistou muitos direitos e não tem mais pelo que lutar?


08.09.14 - RESPOSTA ABERTA a uma querida amiga sobre "a mulher brasileira já ter conquistado muitos direitos e não ter mais pelo que lutar", sobre o feminismo...

Amiga, em nosso país, ainda temos muito para conquistar. Veja que, recentemente, foi colocado em tramitação no congresso um projeto de lei que tira o direito das mulheres de abortar em caso de estupro e outro projeto de lei que dá direito ao estuprador a assumir a paternidade.

Imagine a seguinte situação: você ou uma pessoa querida sua é estuprada e não pode abortar, porque, se o fizer, vai presa, e, aí, depois que tem a criança, o estuprador exige o reconhecimento da paternidade e, portanto, tem o direito de visitar a criança. O que você acha que pode acontecer??

Eu tenho até medo de imaginar!

Houve grupos de manifestação contra essas PL's , mas elas não foram canceladas, e, em algum momento, podem ser aprovadas.

O que quero que entenda com isso é que NÃO, no Brasil, não estamos em situação confortável. Estamos em um dos países em que mais se mata mulheres no mundo, onde a cada 3 segundos, uma mulher é vitima de violência doméstica e a cada 12 segundos, uma mulher é vítima de estupro.

Quanto às decisões domésticas, não sou contra quem adore esse tipo de serviço. De forma alguma! Mas o problema é que isso não é uma opção para a mulher e sim uma obrigação.

Se alguém chegar a sua casa e a encontrar suja ou desarrumada, não importa que você tenha ralado a semana inteira numa empresa e não tenha tido tempo para limpá-la, você vai ser chamada de porca, mesmo trabalhando durante o mesmo período que seu marido trabalha. Isso porque nossa sociedade machista entende que a mulher é a responsável pelos afazeres domésticos. Ao homem cabe "apenas" ajudá-la.

Enfim, estou lhe dizendo tudo isso porque estou no movimento feminista há algum tempinho e sempre percebo falas preconceituosas contra o movimento. As pessoas não entendem o que é, quais as lutas, e julgam que não é necessário, apesar de todas as estatísticas provarem ao contrário.

Beijos!

Quer saber mais sobre os assuntos acima? Veja aqui:




(Imagem da apresentação da cantora norte-americana Beyoncé no prêmio Music Awards 2014 da MTV)

0 comentário(s):

Postar um comentário

Quando a última árvore cair, derrubada; quando o último rio for envenenado; quando o último peixe for pescado, só então nos daremos conta de que dinheiro é coisa que não se come".

(Índios Amazônicos)

Twitter Facebook Google+ Email More